domingo, 15 de novembro de 2009

A Guerra contra o lixo.



Vamos começar explicando o que é o tal lixo.

Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Só tente imaginar em números o que é isso!

Continuando...
A quantidade de lixo produzida semanalmente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Nossa e como são assustadores!

SÓ NO BRASIL é produzida 240 mil toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e ao perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados existir, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.
Em torno de 88% do lixo doméstico brasileiro vai para o aterro sanitário. A fermentação gera dois produtos: o chorume e o gás metano.
APENAS 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado!!! Isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros.

As Vantagens da reciclagem ;)

° Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
° Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita. Quantas latinhas de refrigerante você já jogou fora até hoje? Saiba também que uma lata de alumínio leva de 80 a 100 anos para decompor-se.
° Com um quilo de vidro quebrado faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes. Em compensação, quando não é reciclado, o vidro pode demorar 1 milhão de anos para decompor-se.
° A reciclagem favorece a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o joga nas vias públicas.
° A reciclagem gera renda pela comercialização do material a ser reciclado.
° A reciclagem dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, AS PESSOAS SE SENTEM MAIS RESPONSÁVEIS PELO LIXO QUE GERAM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário